20 de agosto de 2017
O que eu era antes de ser mãe?
Muitas vezes me pego pensando como era minha vida antes de ter minha filha, e a sensação que eu tenho é que era um tempo muito distante e as lembranças quase não existem. Vou me explicar melhor: eu lembro sim de muitas coisas, muitas vivências, mas a sensação é que ela, minha filha, sempre esteve lá. Às vezes lhe conto uma história e ela me questiona - " eu não existia?"- Nossa, aquilo chega a me assustar!
A verdade é que quando nos tornamos mães, nosso mundo parece girar em torno somente daquela(s) pessoinha(s), não é mesmo? O pensamento fica neles quase que 24 horas por dia, as preocupações sempre envolvem eles, as nossas vontades muitas vezes são deixadas de lado para satisfaze-los, sentimos como se nos doássemos por inteiro a eles.
Ser mãe é bem isso mesmo: doação, preocupação, cuidado, proteção... Trabalho, físico e mental, full time.
Mas e a mulher que eu sou? Ela ainda existe? Por mais que às vezes nos dê até um certo orgulho dizer - Ser mãe me realizou!- é totalmente prejudicial emocionalmente, trocar um papel pelo outro. Mãe e mulher devem caminhar juntas, de mãos dadas!
O casamento, os amigos, o lazer, as vontades, o descanso, nunca devem ser esquecidos. Mãe também pode ficar triste, chorar, ter dia ruim, sofrer, mãe também é gente e não é de ferro, embora muitas vezes nos seja cobrado esse lugar e nós aceitamos!
Do seu bem estar, como pessoa, depende o bem estar de sua família. Mas isso não pode ser pesado, difícil, como uma obrigação. Deve ser levado com leveza.
Mas como?
Passe a tentar encontrar e enxergar a mulher que existe em você, olhe para si, faça coisas que VOCÊ quer, cuide do seu casamento, de sua vaidade, compre algo pra você ao invés de comprar para o filho (ninguém vai morrer por isso!). Saia, divirta- se, espaireça... se para isso precisar pedir "socorro", peça! Avós, tios, amigos também são para essas coisas! Assim será mais prazeroso e menos desgastante as múltiplas funções que nos são exigidas.
Os seus sonhos são os sonhos de seus filhos sabia? Muitas vezes pensamos que é justamente o contrário! Você estando bem e feliz, consequentemente seus filhos também estarão bem, se comportarão melhor, a convivência será mais tranquila e o casamento mais harmonioso. Uma coisa leva a outra!
Não se deve adoecer com a maternidade! Ansiedade, Síndrome do Pânico, Depressão e diversas outras doenças mentais são provenientes da relação entre pais e filhos.
Essa missão não é fácil, mas é possível!
Sendo assim, nunca se esqueçam , antes de ser mãe você é uma pessoa que precisa se cuidar e se amar! Não deixe de estar atenta a isto, e se preciso for recorram à ajuda e orientação de um(a) profissional.